Workshop: O riso como ferramenta para a transformação social

Começo

Septiembre - Octubre 2021

Duración

4 encontros virtuais via zoom de 40 minutos. 1 toda semana.

Certificação

Fundação COEPIO

Conteúdo da oficina

Daniela e Marcelo utilizam um vasto repertório com técnicas que permeiam o circo, a meditação, a mímica, o Yoga do riso, o teatro, como recurso para ativar esse movimento interno e externo. As práticas tem uma duração de( 50 minutos) de acordo com a necessidade de cada grupo e são compostas por 7 fases:

-Bem-vinda
-Contextualização
-Introdução – Inspiração
-Desenvolvimento – Expiração
-Metabolização
-FInalizaçao
-Despedida

  • Facilitadores: Marcelo Luján e Daniela Rocha-Rosa
  • Datas: setembro – octubre de 2021-Modalidade: 4 encontros virtuais via zoom de 40 minutos. 1 toda semana.
    -Quarta-feira 20h espanhol
    -Quinta-feira 20h português
  • Plataforma: Zoom de FundaciónCoepio.
  • Certificação: Certificação pela Fundação Coepio.

Custo especial para seguidores da Fundação Coepio:

  • 15us$ por sessão
  • 50us$ para as 4 sessões

Por que fazer o Workshop: “O riso como ferramenta de transformação social”?

Para as Nações Unidas, desde 2011 a Felicidade é um Objetivo Humano fundamental, a relevância da felicidade e do bem-estar é reconhecida como objetivos e aspirações universais na vida dos seres humanos em todo o mundo, a importância de ser reconhecida nos objetivos das políticas públicas e a necessidade de aplicar uma abordagem mais inclusiva, equitativa e equilibrada ao crescimento econômico, que promova o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, a felicidade e o bem-estar de todos os povos.

Garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar em todas as idades é essencial para o desenvolvimento sustentável, razão pela qual foi incorporado ao seu Objetivo nº 3, com foco especial no fortalecimento da capacidade de todos os países, especialmente os países em desenvolvimento, em alerta precoce, redução de riscos e gestão de riscos à saúde nacionais e globais.

A Risoterapia pode fomentar nesta sociedade uma cultura de paz baseada no riso, sua inocência, ingenuidade e transparência; em suma, é uma ferramenta de transformação social.

O que é Riso?

O riso pode ser entendido como uma reação psicofisiológica caracterizada pelas seguintes características: externamente, por vocalizações repetitivas, expressão facial facilmente reconhecível, movimentos corporais característicos e uma série de processos neurofisiológicos específicos; e internamente, por uma sensação subjetiva reconhecível, de natureza mais ou menos agradável.

Outra característica do riso é que é um fenômeno social, pois é contagioso. De acordo com estudos recentes, como o de Robert Provine, professor de psicologia da Universidade de Maryland, ele é mais facilmente produzido na companhia. Descobriu-se que o riso é aproximadamente 30 vezes mais prevalente em situações sociais

Em primeiro lugar, o riso pode gerar mudanças fisiológicas diretas nos sistemas musculoesquelético, cardiovascular, imunológico e neuroendócrino, que estão associadas a um efeito benéfico a curto e longo prazo. Por outro lado, o riso pode otimizar estratégias de combate ao estresse e ansiedade, bem como aumentar a tolerância à dor subjetiva e, por fim, pode aumentar as competências sociais de um indivíduo, que consequentemente estará mais próximo e satisfeito nas relações sociais, que podem também causam efeitos inibidores do estresse e promoção da saúde.

A partir das ferramentas que obteremos neste workshop, buscamos gerar benefícios mentais e emocionais por meio do riso. Faremos isso através de atividades em grupo que tenham como objetivo que os participantes saiam dessas sessões sentindo-se mais positivos, otimistas e, em suma, mais satisfeitos com suas vidas e com a capacidade de levar esse otimismo para outras áreas profissionais e sociais de sua vida.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
logo600trans
Workshop: O riso como ferramenta para a transformação social